top of page

MINIBIO PALESTRANTES DO EGSA

 

William Freire - É advogado formado pela UFMG, doutorando em Ciências Jurídicas. É diretor do escritório William Freire Advogados Associados e professor na cadeira de Direito Minerário em cursos de pós-graduação. É árbitro da Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem CAMINAS e da Câmara de Arbitragem Empresarial BRASIL CAMARB. É Diretor do Departamento do Direito das Minas e Energia do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Dentre suas diversas atividades, é autor de vários livros sendo os mais conhecidos: Comentários ao Código de Mineração, Direito Ambiental Brasileiro, Dicionário de Direito Ambiental (Coordenador), Direito Ambiental Aplicado à Mineração, Código de Mineração Anotado. Mining Law Dictionary - Inglês/Português, A Natureza Jurídica do Consentimento para Pesquisa, do Consentimento para Lavra e do Manifesto de Mina no Direito Brasileiro, Gestão de Crises e Negociações Ambientais, Fundamentals of Mining Law e Aspectos Controvertidos do Direito Minerário e Ambiental. 

 

 

Ricardo de Sousa Carneiro -  Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e Pós Graduação em Gestão / Perícia Ambiental e Direito Ambiental Urbano, todas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é mestrando em Engenharia de Edificações e Ambiental, trabalha como analista de meio ambiente da SEMA - MT e atua como professor nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da UNIC - Cuiabá.

 

 

Jorge Luiz da Silva -  Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Biociências. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/IFMT - Campus Cuiabá-Bela Vista, com projetos/orientações em gestão ambiental. Com experiência no desenvolvimento de besouros, aspectos biogeográficos da sub-família Scarabaeinae (Scarabaeidae).

 

 

Conceição Lima dos Santos

 

 

Wanderley Pignatti  - Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília, mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e ambiente, saúde do trabalhador, saúde ambiental, avaliação de riscos, saúde rural e agrotóxicos

 

Rosina Djunko Miyazaki - Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia). É professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Aedes aegypti, Leishmanioses, Malária no estado de Mato Grosso e Monitoramento de endemias.

 

 

Ibraim Fantin -  graduado em Ciências Biológicas e Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e formação complementar na área de Geomática, Cartografia e Monitoramento Hidrológico. É atualmente Professor Adjunto do da Universidade Federal de Mato Grosso, no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Tem experiência em estudos interdisciplinares que integra Hidrologia, Limnologia, Ecologia e Gestão de Recursos Hídricos.

 

Terezinha Rodrigues da Silva -  Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Cuiabá. Possui especializações nas áreas de Gestão Ambiental - UNIPOS/UNIC em Cuiabá- e Controle de Incêndios Florestais pela Universidade Federal do Paraná - PR. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional. Possui experiência profissional como professora dos Ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas e universitário, no Centro Universitário Cândido Rondon. Atualmente atua na Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA-MT, na Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos, exercendo atividades como Coordenadora do Fórum Mato-grossense "Lixo e Cidadania" e destaca-se como ativista em Educação Ambiental.

 

 

Claudio Santos de Miranda - Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia Ambiental pela mesma Universidade e doutorando em Planejamento Urbano do Programa de Pós-graduação em Urbanismo FAU-UFRJ. Seus interesses são voltados para os temas da habitação de interesse social, regularização fundiária, conservação de patrimônio histórico e planejamento urbano. Atualmente é Secretário Adjunto de Políticas Urbanas da Secretaria de Estado das Cidades do Estado de Mato Grosso e professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso e Secretário Adjunto de Políticas Urbanas do Estado de Mato Grosso. Trabalhou na área de Desenvolvimento Urbano durante 30 anos, como Arquiteto da Caixa Econômica Federal e foi Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso no período de 2012 – 2014.

 

Flavia Maria de Moura Santos - Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), Mestre em Física e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-graduação em Física Ambiental na Universidade Federal de Mato Grosso em 29/10/2008. Doutora em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso em 25/10/2012. Atualmente é professora Adjunto II do quadro efetivo desde de 28/01/2013 lotada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Universidade Federal de Mato Grosso. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental ao nível de mestrado e doutorado. Atua principalmente nos seguintes temas: sistemas urbanos, tecnologia construtiva e conforto ambiental.

bottom of page